Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Lobito e a sua história - compilação
1914 - Janeiro - 03
Alberto Carlos Aprá (Almirante) – 1871/1952 (marinha-1º tenente, faleceu no posto de Contra-Almirante com 81 anos de idade).
Maçon da "Loja da Madrugada".
Nomeado como Capitão do Porto do Lobito em 26 de Outubro de 1912
Quando foi criada a Capitania do Porto do Lobito, o 1º tenente Carlos Aprá foi nomeado para esse cargo (26 de Outubro de 1912).
É criada em 1911 a Intendência do Lobito por Norton de Matos no sentido de resolver uma situação insustentável entre o Lobito e Catumbela, já que o Lobito estava anexado à Câmara Municipal da Catumbela e todos os seus rendimentos eram entregues a esta câmara, a qual não gastava nada com o Lobito. E assim terminou a C M Catumbela.
É também criada por Norton de Matos a Intendência do Lobito a fim de afirmar a autoridade portuguesa, já que na Baía do Lobito viviam muitos estrangeiros, a maioria trabalhadores de exportação para o CFB.
Carta em 26 de Agosto de 1952 de Aprá ao Município quando lhe comunicaram que ireia ser dado o seu nome a uma rua da cidade.
“Estava o Lobito cheio de ingleses que, embriagados andavam pelas ruas provocando desordens até altas horas da noite... Comecei por publicar editais para provar a existência da autoridade portuguesa. Determinou que as casas de pasto fechariam à meia-noite, com 15 min de tolerância. A desobediência seria punida com multas aos proprietários dessas casas e presos seriam os fregueses recalcitrantes. Um dia, porém, aconteceu: determinado número de ingleses que consideravam esta terra já sua conquistada, bêbados, recalcitraram e desobedeceram. Pois o 1º tenente Aprá não esteve com meias medidas. Foi ele mesmo à casa de pasto, acompanhado de um sargento, que era secretário da Intendência, intimar o encerramento das portas. Três ingleses muito embriagados, negaram-se a sair. Foi o diabo...Manrinheiro duro, à antiga portuguesa, mandou cipáios arrancá-los à força e foram passar o resto da noite na cadeia. No dia seguinte, como o 1º tenente fosse também o juiz-instrutor, mandou chamar o cônsul inglês a quem expôs o sucedido. Julgou depois os desobedientes, lavrando sentença condenatória traduzida em multas pesadas, que foram pagas para exemplo dos outros".
A partir de então começou a sentir-se a autoridade portuguesa.
LOBITO BAY era a designação nos primódios desta cidade e foi terminantemente proibida pelo governador Norton de Matos.
A primeira câmara municipal do Lobito e Catumbela foi empossada a 03 de Janeiro de 1914, sendo o seu presidente em acumulação com o cargo de capitão do PL.
Aprá criou uma escola primária, um matadouro e outros departamentos de serviços.
Primeira vereação:
Alberto Carlos Aprá
Acácio Ribeiro Silva
Guilherme Mendes da Silva
Júlio Cortez da Silva Curado
Júlio Tavares Coutinho
Não encontro referências para a duração do mandato.
Foi casado com Dona América, que viúva, viveu até muito velhinha na cidade do Lobito. Teve direito a um passe vitalício para usar nos transportes públicos.
(retirado dos textos de Pedro Fragoso de Matos e da Internet)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.